terça-feira, abril 27, 2010

O telescópio Hubble

Olha aí o texto que a professora Mônica Gurgel preparou especialmente para vocês sobre o Telescópio Hubble! Se liguem!

"NASA festeja os 20 anos de lançamento do telescópio Hubble
Com o fim próximo das missões do ônibus espacial, não será mais possível fazer a manutenção do Hubble. Ele será substituído por um novo telescópio orbital em 2014.

A agência espacial americana festejou dia 24 de abril os 20 anos de uma conquista: o lançamento do Hubble, o telescópio que mudou a imagem do universo. No início, o telescópio orbital Hubble mandava imagens fora de foco, culpa de um defeito no espelho refletor. Mas uma câmera especial corrigiu a distorção.

O telescópio foi lançado em 24 de abril de 1990 acoplado ao ônibus espacial americano Discovery, que o colocou em órbita a 600 km de altitude. Mas o aparelho, fruto de uma colaboração entre a Nasa e a Agência Espacial Europeia, só começou a funcionar três anos mais tarde. A lente teve que ser substituída por uma falha de concavidade. A delicada operação foi realizada em 1993 pela tripulação de um ônibus espacial. A partir deste momento o Hubble começou a transmitir imagens assombrosas de estrelas supernova, gigantescas explosões que marcam a morte de uma estrela e o nascimento de um buraco negro, fenômeno de cuja existência os astrônomos tinham apenas suspeitas até então. O telescópio de 12 toneladas e 13,3 metros de comprimento fez 900.000 instantâneas, que permitiram obter 570.000 imagens de mais de 30.000 objetos celestes, alguns deles nos confins do universo. O Hubble também permitiu confirmar a existência de matéria escura que parece contra-atacar a força da gravidade e constituiria a maior parte do universo. Os astrônomos suspeitavam da existência desta matéria escura ("dark energy") desde a década de 1930 após as observações de galáxias.

Os astrônomos e o público em geral se maravilharam com fotos do universo que não podem ser feitas da Terra, devido à interferência da atmosfera. O Hubble já passou por cinco reparos e é considerado um dos maiores sucessos da Nasa, a agência espacial americana. Com o fim próximo das missões do ônibus espacial, não será mais possível fazer a manutenção do Hubble. Ele será substituído por um novo telescópio orbital em 2014, mas até lá continuará a surpreender com imagens dos mais distantes objetos do cosmos.

O aparelho foi batizado em homenagem ao astrônomo Edwin Hubble, um dos descobridores da expansão do universo. O telescópio confirmou as previsões dele, flagrando o nascimento de galáxias a bilhões de anos luz que se afastam de nós a velocidades vertiginosas. As descobertas do Hubble revolucionaram a astronomia. Para comemorar os 20 anos do telescópio, a Nasa distribuiu fotos feitas pelo Hubble de uma nebulosa próxima da Terra, berço de novas estrelas."


Nenhum comentário: