2º ano – Ensino Fundamental
1. HISTÓRIA / GEOGRAFIA (2 aulas) =
Tarefa de sala – Aplicação da AD1 e Confraternização da Páscoa.
2. DANÇA / CAPOEIRA (1 aula) =
3. DESENVOLVIMENTO RELACIONAL (1 aula) =
3º ano – Ensino Fundamental
1. HISTÓRIA / GEOGRAFIA (2 aulas) =
Tarefa de sala – Aplicação da AD1 e Confraternização da Páscoa.
2. DESENVOLVIMENTO RELACIONAL (1 aula) =
3. MATEMÁTICA (2 aulas) =
4º ano – Ensino Fundamental
1. HISTÓRIA / GEOGRAFIA (2 aulas) =
HISTÓRIA
Tarefa de sala – Aplicação da AD1 e Confraternização da Páscoa.
2. DESENVOLVIMENTO RELACIONAL (1 aula) =
3. MATEMÁTICA (2 aulas) =
5º ano – Ensino Fundamental
1. MATEMÁTICA (2 aulas) =
2. HISTÓRIA / GEOGRAFIA (2 aulas) =
HISTÓRIA
Tarefa de sala – Aplicação da AD1 e Confraternização da Páscoa.
3. DANÇA / CAPOEIRA (1 aula) =
3º ano Ensino Médio
1. GEOGRAFIA (2 aulas) =
Conteúdo de sala – Poder das corporações globais / O poder paralelo
Tarefa de casa – Pesquisa sobre grupos guerrilheiros. Objetivo do grupo? Quantos existem ? quais são ? Diferencie dos grupos territoriais
2. BIOLOGIA 2 (1 aula) =
Conteúdo de sala – Sistema Cardiovascular
Tarefa de casa – Revisional p.139 (q. 2, 3, 4)
3. GRAMÁTICA (2 aula) =
Conteúdo de sala – Coesão/coerência
Tarefa de casa –
COESÃO E COERÊNCIA - EXERCÍCIOS
I. Reescreva os trechos fazendo a devida coesão. Utilize
artigos, pronomes ou advérbios. Não se esqueça de que a elipse (omissão de um
termo) também é um mecanismo de coesão.
1. A
gravata do uniforme de Pedro está velha e surrada. A minha gravata está novinha
em folha.
2. Ontem fui conhecer o novo apartamento do Tiago. Tiago
comprou o apartamento com o dinheiro recebido do jornal.
3. Perto da estação havia um pequeno restaurante. No
restaurante costumavam reunir-se os trabalhadores da ferrovia.
4. No quintal, as crianças brincavam. O prédio vizinho
estava em construção.
Os carros passavam buzinando. As brincadeiras, o barulho da
construção e das buzinas tiravam-me a concentração no trabalho que eu estava
fazendo.
5. Os convidados chegaram atrasados. Os convidados tinham
errado o caminho e custaram a encontrar alguém que orientasse o caminho aos
convidados.
6. Os candidatos foram convocados por edital. Os candidatos
deverão apresentar-se, munidos de documentos, até o dia 24.
II. Use os pronomes adequados:
1. Um encapuzado atravessou a praça e sumiu ao longe. Que
vulto era _____ a vagar, altas horas da noite, pela rua deserta?
2. Jorge teria dinheiro, muito dinheiro, carros de luxo e mulheres
belíssimas. _____ eram as fantasias que passavam pela mente de Jorge enquanto
se dirigia para o primeiro treino na seleção.
3. Marcelo será promovido, mas terá de aposentar-se logo a
seguir. Foi _____ que me revelou um amigo do diretor.
4. Todos pensam que a CPI acabará em pizza, mas não queremos
acreditar _____.
5. Luís e Paulo trabalham juntos num escritório de
advocacia. _____ dedica-se a causas criminais, _____ a questões tributárias.
6. Soube que você irá ocupar um alto cargo na empresa e que
está de mudança para uma casa mais próxima do seu local de trabalho. Se _____
me chateou, já que somos visinhos há tantos anos, _____ me deixou muito
contente.
III. Restaure a coesão nas sentenças:
1. Um homem caminhava pela rua deserta: esfarrapado, cabisbaixo,
faminto, abandonado à própria sorte. _____ parecia não notar a chuva fina que
caía e _____ encharcava os ossos.
2. Os grevistas paralisaram todas as atividades da fábrica.
_____ durou uma semana.
3. Vimos o carro do ministro aproximar-se. Alguns minutos
depois, _____ estacionava no pátio do Palácio do Governo.
4. Imagina-se que existam outros planetas habilitados. _____
tem ocupado a mente dos cientistas desde que os OVNIS começaram a ser
avistados.
5. O presidente americano disse: Quem é favorável ao Eixo do
Mal estará contra mim. _____ marcou uma etapa nas relações internacionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário