quarta-feira, abril 04, 2012

Agenda dia 04/04/2012 (Manhã e Tarde)

2º ano – Ensino Fundamental

1. HISTÓRIA / GEOGRAFIA (2 aulas) =
Tarefa de sala – Aplicação da AD1 e Confraternização da Páscoa.
2. DANÇA / CAPOEIRA (1 aula) =
3. DESENVOLVIMENTO RELACIONAL (1 aula) =

3º ano – Ensino Fundamental


1. HISTÓRIA / GEOGRAFIA (2 aulas) =
Tarefa de sala – Aplicação da AD1 e Confraternização da Páscoa.
2. DESENVOLVIMENTO RELACIONAL (1 aula) =
3. MATEMÁTICA (2 aulas) =

4º ano – Ensino Fundamental

1. HISTÓRIA / GEOGRAFIA (2 aulas) =
HISTÓRIA
Tarefa de sala – Aplicação da AD1 e Confraternização da Páscoa.
2. DESENVOLVIMENTO RELACIONAL (1 aula) =
3. MATEMÁTICA (2 aulas) =


5º ano – Ensino Fundamental


1. MATEMÁTICA (2 aulas) =
2. HISTÓRIA / GEOGRAFIA (2 aulas) =
HISTÓRIA
Tarefa de sala – Aplicação da AD1 e Confraternização da Páscoa.
3. DANÇA / CAPOEIRA (1 aula) =


3º ano Ensino Médio
1. GEOGRAFIA (2 aulas) =
Conteúdo de sala – Poder das corporações globais / O poder paralelo
Tarefa de casa – Pesquisa sobre grupos guerrilheiros. Objetivo do grupo? Quantos existem ? quais são ? Diferencie dos grupos territoriais
2. BIOLOGIA 2 (1 aula) =
Conteúdo de sala – Sistema Cardiovascular
Tarefa de casa – Revisional p.139 (q. 2, 3, 4)
3. GRAMÁTICA (2 aula) =
Conteúdo de sala – Coesão/coerência
Tarefa de casa –

COESÃO E COERÊNCIA - EXERCÍCIOS
I. Reescreva os trechos fazendo a devida coesão. Utilize artigos, pronomes ou advérbios. Não se esqueça de que a elipse (omissão de um termo) também é um mecanismo de coesão.
1. A gravata do uniforme de Pedro está velha e surrada. A minha gravata está novinha em folha.
2. Ontem fui conhecer o novo apartamento do Tiago. Tiago comprou o apartamento com o dinheiro recebido do jornal.
3. Perto da estação havia um pequeno restaurante. No restaurante costumavam reunir-se os trabalhadores da ferrovia.
4. No quintal, as crianças brincavam. O prédio vizinho estava em construção. Os carros passavam buzinando. As brincadeiras, o barulho da construção e das buzinas tiravam-me a concentração no trabalho que eu estava fazendo.
5. Os convidados chegaram atrasados. Os convidados tinham errado o caminho e custaram a encontrar alguém que orientasse o caminho aos convidados.
6. Os candidatos foram convocados por edital. Os candidatos deverão apresentar-se, munidos de documentos, até o dia 24.
II. Use os pronomes adequados:
1. Um encapuzado atravessou a praça e sumiu ao longe. Que vulto era _____ a vagar, altas horas da noite, pela rua deserta?
2. Jorge teria dinheiro, muito dinheiro, carros de luxo e mulheres belíssimas. _____ eram as fantasias que passavam pela mente de Jorge enquanto se dirigia para o primeiro treino na seleção.
3. Marcelo será promovido, mas terá de aposentar-se logo a seguir. Foi _____ que me revelou um amigo do diretor.
4. Todos pensam que a CPI acabará em pizza, mas não queremos acreditar _____.
5. Luís e Paulo trabalham juntos num escritório de advocacia. _____ dedica-se a causas criminais, _____ a questões tributárias.
6. Soube que você irá ocupar um alto cargo na empresa e que está de mudança para uma casa mais próxima do seu local de trabalho. Se _____ me chateou, já que somos visinhos há tantos anos, _____ me deixou muito contente.

III. Restaure a coesão nas sentenças:
1. Um homem caminhava pela rua deserta: esfarrapado, cabisbaixo, faminto, abandonado à própria sorte. _____ parecia não notar a chuva fina que caía e _____ encharcava os ossos.
2. Os grevistas paralisaram todas as atividades da fábrica. _____ durou uma semana.
3. Vimos o carro do ministro aproximar-se. Alguns minutos depois, _____ estacionava no pátio do Palácio do Governo.
4. Imagina-se que existam outros planetas habilitados. _____ tem ocupado a mente dos cientistas desde que os OVNIS começaram a ser avistados.
5. O presidente americano disse: Quem é favorável ao Eixo do Mal estará contra mim. _____ marcou uma etapa nas relações internacionais.

Nenhum comentário: