sábado, setembro 18, 2010

Resumo de Física n. 19 - 2º ano

CLASSE 
  • RESOLUÇÃO DOS PROPOSTOS 314 até 318
  • APRESENTAÇÃO DAS ATIVIDADES PRÁTICAS 3
  • APP11 (APLICAÇÃO e CORREÇÃO)

CASA 
TESTES 291, 292, 298, 299, 300, 302 e 303

DESCUBRA 13 
PESQUISE SOBRE A DIFERENÇA (FÍSICA) ENTRE MATERIAIS FERROMAGNÉTICOS, PARAMAGNÉTICOS E DIAMAGNÉTICOS.

Paramagnéticos - são materiais que possuem elétrons desemparelhados e que, quando na presença de um campo magnético, se alinham, fazendo surgir dessa forma um ímã que tem a capacidade de provocar um leve aumento na intensidade do campo magnético em um ponto qualquer. Esses materiais são fracamente atraídos pelos ímãs. Exemplos: o alumínio, o magnésio, o sulfato de cobre, etc.
Diamagnéticos – são materiais que se colocados na presença de um campo magnético tem seus ímãs elementares orientados no sentido contrário ao sentido do campo magnético aplicado. Assim, estabelece-se um campo magnético na substância que possui sentido contrário ao campo aplicado. Exemplos: o bismuto, o cobre, a prata, o chumbo, etc.
Ferromagnéticos – as substâncias que compõem esse grupo apresentam características bem diferentes das características dos materiais paramagnéticos e diamagnéticos. Esses materiais se imantam fortemente se colocados na presença de um campo magnético. É possível verificar, experimentalmente, que a presença de um material ferromagnético altera fortemente o valor da intensidade do campo magnético. Exemplos: ferro, o cobalto, o níquel e as ligas que são formadas por essas substâncias. Os materiais ferromagnéticos são muito utilizados quando se deseja obter campos magnéticos de altas intensidades.

OBSERVAÇÃO: As substâncias ferromagnéticas são fortemente atraídas pelos ímãs. Já as substâncias paramagnéticas e diamagnéticas são, na maioria das vezes, denominadas de substâncias não magnéticas, pois seus efeitos são muito pequenos quando sobre a influência de um campo magnético.

Nenhum comentário: