quinta-feira, fevereiro 02, 2012

Cálculo da altura da pirâmide Quéops, usando a sombra e semelhança de triângulos.


Dica do Professor Agérbon Nóbrega. Vamos aproveitar!

Quando o sábio Tales de Mileto, cerca de seiscentos anos antes do nascimento de Cristo, se encontrava no Egito, foi-lhe pedido por um mensageiro do faraó, em nome do soberano, que calculasse a altura da pirâmide de Quéops: corria a voz de que o sábio sabia medir a altura de construções elevadas por arte geométrica, sem ter de subir a elas. Tales apoiou-se a uma vara, esperou até ao momento em que, a meio da manhã, a sombra da vara, estando esta na vertical, tivesse um comprimento igual ao da própria vara. Disse então ao mensageiro:

“Vá, mede depressa a sombra: o seu comprimento é igual à altura da pirâmide”.


Para ser rigoroso, Tales deveria ter dito para adicionar à sombra da pirâmide metade do lado da base desta, porque a pirâmide tem uma base larga, que rouba uma parte da sombra que teria se tivesse a forma de um pau direito e fino; pode acontecer que o tenha dito, ainda que a lenda o não refira, talvez para não estragar, com demasiados pormenores técnicos, uma resposta que era bela na sua simplicidade.
Radice, L. L. (1971)
A Matemática de Pitágoras a Newton
Extraído de Matemática 7, Areal Editores, pág. 82

copiado de:http://matemativerso.wordpress.com/2010/01/18/a-semelhanca-de-triangulos-e-a-determinacao-da-altura-da-piramide-queops/

A piramide de Queóps tem uma base quadrada que mede 440 varas. Vara é uma medida egípcia equivalente a 0,525 metros.

Observe a figura, sabendo que a haste que está na vertical mede 5 varas egípcias e que a sombra desta haste, no solo plano, naquele instante mede 6 varas e ainda que a sombra da piramide, medida do lado a sombra do pico, mede 116 varas, calcule:

a) A altura da piramide pela madeira aproximada citada por Tales. Forneça o resultado em metros.
b) A altura da piramide usando a maneira mais precisa/correta onde se utiliza no cálculo a metade da extensão da base da piramide. Forneça o resultado em metros.

Nenhum comentário: