| INFANTIL II | |
| ATIVIDADES GERAIS | |
| Professor: | Cibelle Pinto |
| Tema do dia | Projeto Mulheres em Ação. Construção da identidade. |
| Atividades desenvolvidas | Roda de socialização e interação com o meio, brincando no campinho com os brinquedos trazidos de casa. Apresentação do material didático e da atividade para casa. Escolha do livro do projeto Literarte. Desenvolvimento motor, colocando bolinhas na fita adesiva. Musicalização com a música "Desengonçada" de Bia Bedran. |
| Tarefa de casa (PS): | Livro "Positivo" p. 4 |
| AVISOS | Para o nosso Brincando com a Educação Infantil - Infantil II, não esquecer: Protetor solar; boné ou viseira; roupa e toalha para banho de piscina; lanche; garrafinha com água e brinquedos preferidos do aluno. |
| INFANTIL III | |
| ATIVIDADES GERAIS | |
| Professor: | Nilde Sousa. |
| Tema do dia | Projeto Mulheres em Ação! |
| Atividades desenvolvidas | Musicalização com a música "Pomar" do Grupo Palavra Cantada. Atividades com os números utilizando a música "Indiozinhos". Identificação das letras do nome da cantora Sandra Peres utilizando o alfabeto móvel. Escolha do livro do projeto Literarte. Socialização com o brinquedo trazido de casa. Livro "Experiências" p. 7. |
| Tarefa de casa (PS): | |
| INGLÊS | |
| Professor: | Jenifer Albuquerque. |
| Tema do dia | Portfolio: reviewing the colours. |
| Atividades desenvolvidas | Book "Mouse and Me 1" p. 6. |
| Tarefa de casa (PS): | |
| AVISOS | Lembrete: As adesões ao projeto Vamos ao Teatro poderão ser realizadas até terça-feira (10/03) na secretaria da escola. |
| INFANTIL IV | |
| ATIVIDADES GERAIS | |
| Professor: | Flávia Falcon. |
| Tema do dia | Projeto Mulheres em Ação! |
| Atividades desenvolvidas | Socialização com os brinquedos trazidos de casa. Escolha do livro do projeto Literarte. Roda de conversa sobre as obras da Beatriz Milhazes e releitura de uma obra da artista na folha prática. |
| Tarefa de casa (PS): | |
| DANÇA | |
| Professor: | Rubens Costa |
| Tema do dia | O Rei Leão. |
| Atividades desenvolvidas | Conversa informal sobre o festival de dança 2019. |
| Tarefa de casa (PS): | |
| CAPOEIRA | |
| Professor: | Marcelo Testa. |
| Tema do dia | Manutenção de atividades com a movimentação básica inicial. |
| Atividades desenvolvidas | Atividades e movimentos da capoeira básicos para iniciantes e veteranos. |
| Tarefa de casa (PS): | |
| AVISOS | Lembrete: As adesões ao projeto Vamos ao Teatro poderão ser realizadas até terça-feira (10/03) na secretaria da escola. |
| INFANTIL V | |
| ATIVIDADES GERAIS | |
| Professor: | Leiliane Silva. |
| Tema do dia | Projeto Mulheres em Ação. |
| Atividades desenvolvidas | Livro "Letrar" pp. 14 e 15. Livro "Brincadeira das Artes" p. 9. Obra de Paul Klee. |
| Tarefa de casa (PS): | Caderno de atividade p. 6. |
| DANÇA | |
| Professor: | Rubens Costa |
| Tema do dia | O Rei Leão. |
| Atividades desenvolvidas | Conversa informal sobre o festival de dança 2019. |
| Tarefa de casa (PS): | |
| CAPOEIRA | |
| Professor: | Marcelo Testa. |
| Tema do dia | Manutenção de atividades com a movimentação básica inicial. |
| Atividades desenvolvidas | Atividades e movimentos da capoeira básicos para iniciantes e veteranos. |
| Tarefa de casa (PS): | |
| AVISOS | Lembrete: As adesões ao projeto Vamos ao Teatro poderão ser realizadas até terça-feira (10/03) na secretaria da escola. |
| 1º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | |
| 1. LITERARTE | |
| Professor: | Ketuly Cavalcante. |
| Conteúdo de sala: | Projeto Literarte. |
| Tarefa de sala: | Escolha do livro do Literarte. |
| Tarefa de casa (PS): | Ficha de leitura. |
| 2. DANÇA | |
| Professor: | Rubens Costa. |
| Conteúdo de sala: | Aulas de balé e jazz. |
| Tarefa de sala: | Aulas práticas de alongamento desenvolvimento de pernas e braços do balé. |
| Tarefa de casa (PS): | |
| 2. CAPOEIRA | |
| Professor: | Marcelo Testa. |
| Conteúdo de sala: | Manutenção de atividades com a movimentação básica inicial. |
| Tarefa de sala: | Atividades e movimentos da capoeira básicos para iniciantes e veteranos. |
| Tarefa de casa (PS): | |
| 3. MATEMÁTICA | |
| Professor: | Ketuly Cavalcante. |
| Conteúdo de sala: | Capítulo 2: Contagens, medidas e comparação (medindo o tempo). |
| Tarefa de sala: | Livro de atividades p. 39 q. 1. |
| Tarefa de casa (PS): | Livro de atividades p. 43. |
| 4. PORTUGUÊS | |
| Professor: | Ketuly Cavalcante. |
| Conteúdo de sala: | Capítulo 2: Clubinho de brincadeiras em ação (Adivinhas). |
| Tarefa de sala: | Livro de atividades p. 21. |
| Tarefa de casa (PS): | Atividade no caderno. |
| 5. GEOGRAFIA | |
| Professor: | Ketuly Cavalcante. |
| Conteúdo de sala: | Capítulo 1: Ciclos da Natureza (Condições do tempo atmosférico). |
| Tarefa de sala: | Caderno de desenho. |
| Tarefa de casa (PS): | Livro "Geografia" p. 15. |
| OBSERVAÇÕES: | Lembrete: As adesões ao projeto Vamos ao Teatro poderão ser realizadas até terça-feira (10/03) na secretaria da escola. |
| 2º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | |
| 1. PORTUGUÊS | |
| Professor: | Jeane Arruda. |
| Conteúdo de sala: | Capítulo 3: Olhe quem está falando. |
| Tarefa de sala: | Livro pp. 48 a 50. Aplicação da APP2. |
| Tarefa de casa (PS): | Livro didático pp. 51 e 52. |
| 2. PORTUGUÊS | |
| Professor: | Jeane Arruda. |
| Conteúdo de sala: | Capítulo 3: Olhe quem está falando. |
| Tarefa de sala: | Correção coletiva livro didático p. 47. Livro atividade pp. 21 a 23. |
| Tarefa de casa (PS): | |
| 3. LIV | |
| Professor: | Jeane Arruda. |
| Conteúdo de sala: | Atividade 4: Minha maior dificuldade. |
| Tarefa de sala: | Livro pp. 14 e 15. |
| Tarefa de casa (PS): | |
| 4. INGLÊS | |
| Professor: | Jenifer Albuquerque. |
| Conteúdo de sala: | Unit 2: Reviewing family vocabulary. |
| Tarefa de sala: | Book "Bright Ideas 1" Activity Book p. 16. |
| Tarefa de casa (PS): | |
| 5. LITERARTE e PRODUÇÃO TEXTUAL | |
| Professor: | Jeane Arruda. |
| Conteúdo de sala: | Projeto Literarte. |
| Tarefa de sala: | Escolha do livro para leitura. |
| Tarefa de casa (PS): | |
| OBSERVAÇÕES: | |
| 3º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | |
| 1. PORTUGUÊS | |
| Professor: | Gabriele Bastos. |
| Conteúdo de sala: | Capítulo 3: Click no texto. |
| Tarefa de sala: | Correção coletiva no caderno de atividades pp. 23 à 25. |
| Tarefa de casa (PS): | |
| 2. PORTUGUÊS | |
| Professor: | Gabriele Bastos. |
| Conteúdo de sala: | Capítulo 3: Click no texto. |
| Tarefa de sala: | Livro pp. 55 e 56. |
| Tarefa de casa (PS): | Livro pp. 57 e 58. |
| 3. LITERARTE e PRODUÇÃO TEXTUAL | |
| Professor: | Gabriele Bastos. |
| Conteúdo de sala: | Projeto Literarte. |
| Tarefa de sala: | Escolha do livro para leitura. |
| Tarefa de casa (PS): | Ficha de leitura e Produção Textual (caderno). |
| 4. MATEMÁTICA | |
| Professor: | Gabriele Bastos. |
| Conteúdo de sala: | Aprofundamento para a APP3. |
| Tarefa de sala: | Aplicação da APP3. |
| Tarefa de casa (PS): | |
| 5. INGLÊS | |
| Professor: | Jenifer Albuquerque. |
| Conteúdo de sala: | Presenting and practising toys vocabulary. Story video "Toy Land" |
| Tarefa de sala: | Class Book Lesson 4: pp. 22 and 23. Activity Book p. 17 q. 1. |
| Tarefa de casa (PS): | Activity Book p. 17 q. 2 and 3. |
| OBSERVAÇÕES: | |
| 4º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | |
| 1. LITERARTE | |
| Professor: | Cliris Santos. |
| Conteúdo de sala: | Projeto Literarte. |
| Tarefa de sala: | Escolha do livro para leitura. |
| Tarefa de casa (PS): | |
| 2. PRODUÇÃO TEXTUAL | |
| Professor: | Cliris Santos. |
| Conteúdo de sala: | Capítulo 3: Crônica. |
| Tarefa de sala: | Correção coletiva do livro de atividades p. 18. Livro pp. 49 e 50. |
| Tarefa de casa (PS): | |
| 3. PORTUGUÊS | |
| Professor: | Cliris Santos. |
| Conteúdo de sala: | Capítulo 3: Advérbios e locuções adverbiais. |
| Tarefa de sala: | Livro pp. 51 e 52. Aplicação da APP2. |
| Tarefa de casa (PS): | Livro de atividades pp. 19 e 20. |
| 4. INGLÊS | |
| Professor: | Samuel Costa. |
| Conteúdo de sala: | Routines. |
| Tarefa de sala: | Class Book Lesson 2: Vocabulary and song p. 20. |
| Tarefa de casa (PS): | Activity Book p. 17. |
| 5. ROBÓTICA | |
| Professor: | Karol Cardoso. |
| Conteúdo de sala: | Estruturas resistentes. |
| Tarefa de sala: | Construção do simulador de terremoto. |
| Tarefa de casa (PS): | |
| OBSERVAÇÕES: | |
| 5º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | |
| 1. ROBÓTICA | |
| Professor: | Karol Cardoso. |
| Conteúdo de sala: | Estruturas resistentes. |
| Tarefa de sala: | Construção do simulador de terremoto. |
| Tarefa de casa (PS): | |
| 2. ROBÓTICA | |
| Professor: | Karol Cardoso. |
| Conteúdo de sala: | Estruturas resistentes. |
| Tarefa de sala: | Construção do simulador de terremoto. |
| Tarefa de casa (PS): | |
| 3. CIÊNCIAS | |
| Professor: | Karol Cardoso. |
| Conteúdo de sala: | Capítulo 2: Respiração, circulação e excreção. |
| Tarefa de sala: | Correção coletiva Livro p. 25. |
| Tarefa de casa (PS): | |
| 4. CIÊNCIAS | |
| Professor: | Karol Cardoso. |
| Conteúdo de sala: | Capítulo 2: Respiração, circulação e excreção. |
| Tarefa de sala: | Livro pp. 30 e 31. |
| Tarefa de casa (PS): | Livro de atividade pp. 58 e 59. (Obs. Trazer material do livro p. 24.) |
| 5. INGLÊS | |
| Professor: | Samuel Costa. |
| Conteúdo de sala: | Comparatives and superlatives. |
| Tarefa de sala: | Class Book Lesson 3: Grammar p. 21. |
| Tarefa de casa (PS): | Activity Book p. 18. q. 1 and 3. |
| OBSERVAÇÕES: | |
| 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | |
| 1. HISTÓRIA | |
| Professor: | Pedro Aníbal |
| Conteúdo de sala: | Egito e mesopotâmia. |
| Tarefa de sala: | Pp. 38 a 41. |
| Tarefa de casa (PS): | Livro didático p. 41 q. 5 (A, B e C). |
| 2. MATEMÁTICA | |
| Professor: | Danrlley Maciel (AUSENTE) |
| Conteúdo de sala: | |
| Tarefa de sala: | Orientação sobre as Oficinas Pedagógicas. Filme: "Gênio Indomável". |
| Tarefa de casa (PS): | |
| 3. PORTUGUÊS | |
| Professor: | Gabriela Moura |
| Conteúdo de sala: | Hiperônimos e hipônimos. Processo de formação de palavras. |
| Tarefa de sala: | Correção de PS. Revisão do conteúdo. Aplicação da APP2. |
| Tarefa de casa (PS): | Livro didático p. 24 q. 1 a 3. |
| 4. INGLÊS | |
| Professor: | Gabriel Oliveira |
| Conteúdo de sala: | Unit 1D: Hurry up - telling the time. |
| Tarefa de sala: | Student's book p. 17 q. 5 to 7. |
| Tarefa de casa (PS): | Workbook p. 9 q. 1 (1, 2 and 3). |
| 5. EMPREENDEDOR | |
| Professor: | Gabriela Moura |
| Conteúdo de sala: | O valor do dinheiro. |
| Tarefa de sala: | Leitura e discussão de texto do livro didático. Pp. 18 a 22. Aplicação de dinâmica de grupo: o valor do dinheiro. |
| Tarefa de casa (PS): | |
| OBSERVAÇÕES: | Professor Danrlley Maciel esteve ausente e foi substituído pela coordenação. |
| 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | |
| 1. MATEMÁTICA | |
| Professor: | Danrlley Maciel (AUSENTE) |
| Conteúdo de sala: | |
| Tarefa de sala: | Orientação sobre as Oficinas Pedagógicas. Filme:"Gênio Indomável". |
| Tarefa de casa (PS): | |
| 2. PRODUÇÃO TEXTUAL | |
| Professor: | Gabriela Moura |
| Conteúdo de sala: | Texto de divulgação científica. |
| Tarefa de sala: | Livro de atividades pp. 29 a 33. Leitura e conceituação. |
| Tarefa de casa (PS): | Livro didático p. 30 q. 2 a 4. |
| 3. HISTÓRIA | |
| Professor: | Pedro Aníbal |
| Conteúdo de sala: | Grandes Navegações. Viagens espanholas. |
| Tarefa de sala: | Pp. 36 a 40. |
| Tarefa de casa (PS): | Livro didático p. 42 q. (1 a 3). |
| 4. PORTUGUÊS | |
| Professor: | Gabriela Moura |
| Conteúdo de sala: | Tipos de sujeito. |
| Tarefa de sala: | Correção da PS. Revisão do conteúdo. Aplicação da APP2. |
| Tarefa de casa (PS): | Livro de atividades pp. 28 e 29 q. 9 (A e B), 10 (A e B), 11 e 12. |
| 5. INGLÊS | |
| Professor: | Gabriel Oliveira |
| Conteúdo de sala: | Present continuous. |
| Tarefa de sala: | PS check. |
| Tarefa de casa (PS): | Workbook p. 9 q. 2, 3 and 4. |
| OBSERVAÇÕES: | Professor Danrlley Maciel esteve ausente e foi substituído pela coordenação. |
| 8º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | |
| 1. PORTUGUÊS | |
| Professor: | Gabriela Moura |
| Conteúdo de sala: | Sintagma nominal. |
| Tarefa de sala: | Correção da PS. Revisão do conteúdo. Aplicação da APP2. |
| Tarefa de casa (PS): | Livro de atividades p. 9 q. 2 e 3. P. 10 q. 6. |
| 2. INGLÊS | |
| Professor: | Gabriel Oliveira |
| Conteúdo de sala: | Unit 1D: Getting on - asking for and giving permission. |
| Tarefa de sala: | Student's book p. 15 q. 7, 8 and 9. |
| Tarefa de casa (PS): | Workbook p. 9 q. 5, 6 and 7. |
| 3. MATEMÁTICA | |
| Professor: | George Euzébio |
| Conteúdo de sala: | Porcentagem. |
| Tarefa de sala: | Correção da PS. |
| Tarefa de casa (PS): | Livro de Atividades (LA) p. 34, q. 7A, 7B e 8. |
| 4. CIÊNCIAS | |
| Professor: | Natália Gindri |
| Conteúdo de sala: | Capítulo 2: Potência e energia elétrica. |
| Tarefa de sala: | Livro de atividades pp. 20 e 21, q. 7 e 8. Aplicação da APP2. |
| Tarefa de casa (PS): | Livro didático p. 45 q. 5 (A e B) e 6 (D). |
| 5. CIÊNCIAS | |
| Professor: | Natália Gindri |
| Conteúdo de sala: | Capítulo 2: Efeito da passagem da corrente. |
| Tarefa de sala: | Livro didático p. 43. |
| Tarefa de casa (PS): | Livro didático p. 45 q. 6 (A, C e E). |
| OBSERVAÇÕES: | |
| 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | |
| 1. INGLÊS | |
| Professor: | George Oliveira |
| Conteúdo de sala: | Project explore 3: Unit 2 - teen life 2A being friends. |
| Tarefa de sala: | PS correction. Sts. book p. 20 q. 1A (1, 3, 4 e 6), q. 1B. Aplicação da APP3. |
| Tarefa de casa (PS): | Workbook: p. 12 q. 1 (2, 3, 4 e 5). |
| 2. HISTÓRIA | |
| Professor: | Pedro Aníbal |
| Conteúdo de sala: | Grande guerra. |
| Tarefa de sala: | Pp. 27 a 32. |
| Tarefa de casa (PS): | Pp. 31 e 32 q. 4 a 7. |
| 3. LITERARTE | |
| Professor: | Paulo César |
| Conteúdo de sala: | Li e recomendo. |
| Tarefa de sala: | Discussão sobre o projeto e realização das atividades. |
| Tarefa de casa (PS): | |
| 4. MATEMÁTICA | |
| Professor: | George Euzébio |
| Conteúdo de sala: | Retas paralelas e proporcionalidade. |
| Tarefa de sala: | Livro didático (LD): pp. 70 e 71 q. 1 a 4. |
| Tarefa de casa (PS): | Livro didático (LD): pp. 70 e 71 q. 5A, 5B, 5C e 6. |
| 5. MATEMÁTICA | |
| Professor: | George Euzébio |
| Conteúdo de sala: | Retas paralelas e proporcionalidade. |
| Tarefa de sala: | Correção de atividades. |
| Tarefa de casa (PS): | Livro didático (LD): p. 72 q. 8, 9, 10 e 11. |
| OBSERVAÇÕES: | |
| 1º ANO - ENSINO MÉDIO | |
| 1. MATEMÁTICA | |
| Professor: | Paulo Oliveira |
| Conteúdo de sala: | Equações. |
| Tarefa de sala: | Correção: p. 70. |
| Tarefa de casa (PS): | Livro: p. 70 q. 24, 25, 26 e 27. |
| 2. LITERARTE | |
| Professor: | Paulo César |
| Conteúdo de sala: | Li e recomendo. |
| Tarefa de sala: | Discussão sobre o projeto e realização das atividades. |
| Tarefa de casa (PS): | |
| 3. MATEMÁTICA | |
| Professor: | Paulo Oliveira |
| Conteúdo de sala: | Médias. |
| Tarefa de sala: | Livro: p. 77. |
| Tarefa de casa (PS): | Livro: p. 78 q. 5, 6, 7 e 8. |
| 4. MATEMÁTICA | |
| Professor: | Paulo Oliveira |
| Conteúdo de sala: | Médias. |
| Tarefa de sala: | Livro: p. 90. |
| Tarefa de casa (PS): | Livro: p. 79 q. 9, 10, 11 e 12. |
| 5. PRODUÇÃO TEXTUAL | |
| Professor: | Paulo César |
| Conteúdo de sala: | Introdução à crônica descritiva. |
| Tarefa de sala: | Produção textual. |
| Tarefa de casa (PS): | Produzir uma introdução (mínimo de 5 linhas) de uma crônica descritiva sobre o tema: Como seria meu mundo ideal?. |
| 6. PRODUÇÃO TEXTUAL | |
| Professor: | Paulo César |
| Conteúdo de sala: | A estrutura da crônica descritiva. |
| Tarefa de sala: | Produção textual. |
| Tarefa de casa (PS): | Produzir um parágrafo de desenvolvimento (mínimo de 5 linhas) de uma crônica descritiva sobre o tema: Como seria meu mundo ideal?. |
| OBSERVAÇÕES: | |
| 2º ANO - ENSINO MÉDIO | |
| 1. QUÍMICA | |
| Professor: | Dario Medina |
| Conteúdo de sala: | Revisão para o simulado 1. |
| Tarefa de sala: | Exercícios de revisão para o simulado 1. |
| Tarefa de casa (PS): | Estudar para o simulado 1. |
| 2. MATEMÁTICA | |
| Professor: | Paulo Oliveira |
| Conteúdo de sala: | Revisão. |
| Tarefa de sala: | Livro: p. 28. |
| Tarefa de casa (PS): | Livro: p. 30 q. 18, 19, 20 e 21. |
| 3. QUÍMICA | |
| Professor: | Dario Medina |
| Conteúdo de sala: | Revisão para o simulado 1. |
| Tarefa de sala: | Exercícios de revisão para o simulado 1. |
| Tarefa de casa (PS): | Estudar para o simulado 1. |
| 4. LIV | |
| Professor: | Iara Aimè |
| Conteúdo de sala: | Reflexão sobre rede de apoio e as referências de cada um - retomando aulas anteriores sobre família. |
| Tarefa de sala: | Dinâmica em grupo com perguntas sobre rede de apoio na família, amigos e comunidade. Vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3e9LRTyY-Ps. |
| Tarefa de casa (PS): | |
| 5. MATEMÁTICA | |
| Professor: | Paulo Oliveira |
| Conteúdo de sala: | Revisão. |
| Tarefa de sala: | Livro: p. 28. |
| Tarefa de casa (PS): | Livro: p. 32 q. 27 (A e B), q. 29 e 30. |
| 6. MATEMÁTICA | |
| Professor: | Paulo Oliveira |
| Conteúdo de sala: | Revisão. |
| Tarefa de sala: | Livro: p. 72. |
| Tarefa de casa (PS): | Livro: p. 74 q. 16, 17, 18 e 19. |
| OBSERVAÇÕES: | |
| 3º ANO - ENSINO MÉDIO | |
| 1. SOCIOLOGIA | |
| Professor: | Marcelo Amoreira |
| Conteúdo de sala: | Marx. |
| Tarefa de sala: | Aula com notas. |
| Tarefa de casa (PS): | P. 44 q. 3, 4, 5. P. 45 q. 1. |
| 2. FILOSOFIA | |
| Professor: | Marcelo Amoreira |
| Conteúdo de sala: | Sócrates, Platão e Aristóteles. |
| Tarefa de sala: | Aula expositiva revisão de notas. |
| Tarefa de casa (PS): | P. 58 q. 4 e 5. P. 59 q. 1, 2 e 3. |
| 3. BIOLOGIA | |
| Professor: | Natália Gindri |
| Conteúdo de sala: | ST1 - Fundamentos da bioenergética - respiração aeróbica. |
| Tarefa de sala: | Correção da PS. Pp. 62, 63 e 64. |
| Tarefa de casa (PS): | Estudar para o simulado. |
| 4. MATEMÁTICA 2 | |
| Professor: | Laertti Rios |
| Conteúdo de sala: | ST2. MG7. P. 57. Relações métricas no triângulo retângulo. |
| Tarefa de sala: | SA2. MG7. P. 88 q. 1. |
| Tarefa de casa (PS): | SA2. MG7. P. 89 q. 3 a 5. P. 90 q. 6. |
| 5. MATEMÁTICA 1 | |
| Professor: | Laertti Rios |
| Conteúdo de sala: | O teorema de Pitágoras. |
| Tarefa de sala: | SA2. MG7. P. 88 q. 2. |
| Tarefa de casa (PS): | SA2. MG7. P. 91 q. 1 a 4. |
| 6. BIOLOGIA 2 | |
| Professor: | Natália Gindri |
| Conteúdo de sala: | Revisão para o simulado 1. |
| Tarefa de sala: | Revisão para o simulado 1. |
| Tarefa de casa (PS): | Estudar para o simulado 1. |
| OBSERVAÇÕES: | |
Nenhum comentário:
Postar um comentário