INFANTIL II | ||
ATIVIDADES GERAIS | ||
Professor | Cibelle Pinto. | AUSENTE |
Tema do dia | ||
Atividades desenvolvidas | Musicalização com a canção A casa de Vinicius de Moraes e reconhecendo o autor da porta. Escolha do livro do projeto "Literarte". Livro Pitágoras p. 23 - partes da casa. Onde durmo? | |
Tarefa de casa (PS) | ||
AMERICAN ACADEMY | ||
Professor | Cristiana Severo. | |
Tema do dia | Animals. | |
Atividades desenvolvidas | Learning about animals. Book: "Trace" pp. 19, 20 (tracing a path through a maze). | |
Tarefa de casa (PS) | ||
AVISOS | Amanhã (sábado), das 8h às 11h, será a entrega de portfólios da Educação Infantil. Esperamos contar com sua presença. | |
INFANTIL III | ||
ATIVIDADES GERAIS | ||
Professor | Nilde Sousa. | |
Tema do dia | Data comemorativa: Dia do Soldado. Linguagem Matemática. Projeto "Literarte". | |
Atividades desenvolvidas | Confecção de um cartaz em homenagem ao Dia do Soldado. Livro Pitágoras p. 13. Dinâmica com a Música Dona Tartaruga. Noção de quantidade utilizando bolinhas de folhas de revistas. Escolha do livro do projeto "Literarte". | |
Tarefa de casa (PS) | Caderno de Atividades p. 15. | |
AMERICAN ACADEMY | ||
Professor | Cristiana Severo. | |
Tema do dia | Animals. | |
Atividades desenvolvidas | Learning about animals (dog, cat, fish, horse, bee, ladybug, hamster, hippo, elephant, lion, bird, turtle and bear). Book: "Counting" p. 25 (building a star). | |
Tarefa de casa (PS) | ||
AVISOS | Amanhã (sábado), das 8h às 11h, será a entrega de portfólios da Educação Infantil. Esperamos contar com sua presença. | |
INFANTIL IV | ||
ATIVIDADES GERAIS | ||
Professor | Rosa Freitas. | |
Tema do dia | Natureza, Cultura e Sociedade. Literarte. Linguagem Oral e Escrita. | |
Atividades desenvolvidas | Atividade no caderno explorando as partes do corpo. Escolha dos livros do projeto Literarte para serem lidos em família. Livro Pitágoras p. 10. | |
Tarefa de casa (PS) | Atividade na folha. | |
DANÇA | ||
Professor | Rubens Costa. | |
Tema do dia | Ensaio para o Festival de Dança. | |
Atividades desenvolvidas | ||
Tarefa de casa (PS) | ||
CAPOEIRA | ||
Professor | Marcelo Testa. | |
Tema do dia | Movimentações pedagógicas básicas e intermediárias. | |
Atividades desenvolvidas | Aquecimento com bolas. Movimentações individuais e em duplas. | |
Tarefa de casa (PS) | ||
AMERICAN ACADEMY | ||
Professor | Cristiana Severo. | |
Tema do dia | Animals. The alphabet. | |
Atividades desenvolvidas | Learning about animals (dog, cat, fish, horse, bee, ladybug, hamster, hippo, elephant, lion, bird, turtle and bear). Book: "Learning Letters" pp. 45, 46, 47, 48, 49 (letter G and review uppercase and lowercase letters). | |
Tarefa de casa (PS) | ||
AVISOS | Amanhã (sábado), das 8h às 11h, será a entrega de portfólios da Educação Infantil. Esperamos contar com sua presença. | |
INFANTIL V | ||
ATIVIDADES GERAIS | ||
Professor | Amanda Cunha. | |
Tema do dia | Animais aquáticos. Sequência numérica. Projeto Literarte. | |
Atividades desenvolvidas | Atividades no livro Pitágoras pp. 19 e 20 fazendo uma lista dos animais aquáticos e a contagem oral e organização dos números na sequência. Escolha do livro do Projeto Literarte para ser levado para casa. Arte: trabalhamos com nossas digitais, formando figuras no caderno de desenhos. | |
Tarefa de casa (PS) | Livro Pitágoras p. 21. | |
DANÇA | ||
Professor | Rubens Costa. | |
Tema do dia | Ensaio para o Festival de Dança. | |
Atividades desenvolvidas | ||
Tarefa de casa (PS) | ||
CAPOEIRA | ||
Professor | Marcelo Testa. | |
Tema do dia | Movimentações pedagógicas básicas e intermediárias. | |
Atividades desenvolvidas | Aquecimento com bolas. Movimentações individuais e em duplas. | |
Tarefa de casa (PS) | ||
AMERICAN ACADEMY | ||
Professor | Cristiana Severo. | |
Tema do dia | Animals. | |
Atividades desenvolvidas | Learning about the animals (dog, cat, fish, hamster, hippo, elephant, horse, lion, bird, bee, ladybug, turtle and bear). Book: "Reading" pp. 44, 45 (sizes - big and small and letters K and L). | |
Tarefa de casa (PS) | ||
AVISOS | Amanhã (sábado), das 8h às 11h, será a entrega de portfólios da Educação Infantil. Esperamos contar com sua presença. | |
1º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | ||
1. LITERARTE | ||
Professor: | Márcia Menezes. | |
Conteúdo de sala: | Projeto "Literarte". | |
Tarefa de sala: | Tapete da leitura. Escolha dos livros. | |
Tarefa de casa (PS): | Ficha de leitura. | |
2. ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA | ||
Professor: | Márcia Menezes. | |
Conteúdo de sala: | Nome dos numerais de 30 a 40. Escrita com letra cursiva. | |
Tarefa de sala: | Construção do painel dos nomes dos numerais escritos por extenso. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
3. LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO | ||
Professor: | Márcia Menezes. | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 7- Muito Além das Palavras. Leitura e estudo do emprego do X. | |
Tarefa de sala: | Estudo e leitura coletiva de palavras escritas com X com uso de fichas. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
4. DANÇA | ||
Professor: | Rubens Costa | |
Conteúdo de sala: | Ensaio para o Festival de Dança. | |
Tarefa de sala: | ||
Tarefa de casa (PS): | ||
4. CAPOEIRA | ||
Professor: | Marcelo Testa. | |
Conteúdo de sala: | Movimentações pedagógicas básicas e intermediárias. | |
Tarefa de sala: | Aquecimento com bolas. Movimentações individuais e em duplas. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
5. AMERICAN ACADEMY | ||
Professor: | Cristiana Severo | |
Conteúdo de sala: | Body parts. | |
Tarefa de sala: | Reviewing body parts and learning the basic concepts of math. Book: "Writing" pp. 37, 38, 39 (describing a picture). | |
Tarefa de casa (PS): | ||
OBSERVAÇÕES: | Amanhã (sábado), das 8h às 11h, será a entrega de portfólios da Educação Infantil e 1º ano EF. Esperamos contar com sua presença. | |
2º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | ||
1. HISTÓRIA | ||
Professor: | Ana Paula Lima. | |
Conteúdo de sala: | Aprofundamento do conteúdo. | |
Tarefa de sala: | Avaliação Diagnóstica (AD2) de Ciências. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
2. HISTÓRIA | ||
Professor: | Ana Paula Lima. | |
Conteúdo de sala: | Aprofundamento do conteúdo. | |
Tarefa de sala: | Avaliação Diagnóstica (AD2) de Ciências. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
3. LABORATÓRIO DE REDAÇÃO | ||
Professor: | Ana Paula Lima. | |
Conteúdo de sala: | Aprofundamento do conteúdo. | |
Tarefa de sala: | Avaliação Diagnóstica (AD2) de Ciências. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
4. LITERARTE | ||
Professor: | Ana Paula Lima. | |
Conteúdo de sala: | Avaliação Diagnóstica (AD2) de Ciências. | |
Tarefa de sala: | Conversa informal sobre o Folclore com montagem de um grupo. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
5. LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO | ||
Professor: | Ana Paula Lima. | |
Conteúdo de sala: | Aprofundamento do conteúdo. | |
Tarefa de sala: | Atividade no caderno. | |
Tarefa de casa (PS): | Estudar para Avaliação Diagnóstica (AD2) de Inglês. | |
OBSERVAÇÕES: | A partir da próxima semana iniciaremos a utilização do livro 2. | |
3º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | ||
1. HISTÓRIA | ||
Professor: | Suyanne Fernandes. | |
Conteúdo de sala: | Avaliação Diagnóstica (AD2) de Ciências. | |
Tarefa de sala: | Aplicação AD2 de Ciências. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
2. HISTÓRIA | ||
Professor: | Suyanne Fernandes. | |
Conteúdo de sala: | Avaliação Diagnóstica (AD2) de Ciências. | |
Tarefa de sala: | Aplicação AD2 de Ciências. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
3. LABORATÓRIO DE REDAÇÃO | ||
Professor: | Suyanne Fernandes. | |
Conteúdo de sala: | Aprofundamento do conteúdo. | |
Tarefa de sala: | Aprofundamento de conteúdo para a AD2 de Inglês. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
4. LITERARTE | ||
Professor: | Suyanne Fernandes. | |
Conteúdo de sala: | Projeto "Folclore - mitos, lendas, festas e brinquedos". | |
Tarefa de sala: | Lenda da tartaruga. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
5. LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO | ||
Professor: | Suyanne Fernandes. | |
Conteúdo de sala: | Aprofundamento do conteúdo. | |
Tarefa de sala: | Aprofundamento de conteúdo para a AD2 de Inglês. | |
Tarefa de casa (PS): | Estudar para Avaliação Diagnóstica (AD2) de Inglês. | |
OBSERVAÇÕES: | ||
4º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | ||
1. MATEMÁTICA | ||
Professor: | Jocélio Targino. | |
Conteúdo de sala: | Avaliação Diagnóstica (AD2) de Ciências. | |
Tarefa de sala: | Aplicação da Avaliação Diagnóstica (AD2) de Ciências. | |
Tarefa de casa (PS): | Estudar para AD2 Inglês. | |
2. MATEMÁTICA | ||
Professor: | Jocélio Targino. | |
Conteúdo de sala: | Avaliação Diagnóstica (AD2) de Ciências. | |
Tarefa de sala: | Aplicação da Avaliação Diagnóstica (AD2) de Ciências. | |
Tarefa de casa (PS): | Estudar para AD2 Inglês. | |
3. LITERARTE | ||
Professor: | Patrícia Nobre. | |
Conteúdo de sala: | ||
Tarefa de sala: | Avaliação Diagnóstica de Ciências (AD2). | |
Tarefa de casa (PS): | Estudar para a AD2 de Inglês. | |
4. PORTUGUÊS | ||
Professor: | Patrícia Nobre. | |
Conteúdo de sala: | ||
Tarefa de sala: | Aprofundamento de conteúdo para a AD2 de Inglês. | |
Tarefa de casa (PS): | Estudar para a AD2 de Inglês. | |
5. PORTUGUÊS | ||
Professor: | Patrícia Nobre. | |
Conteúdo de sala: | ||
Tarefa de sala: | Aprofundamento de conteúdo para a AD2 de Inglês. | |
Tarefa de casa (PS): | Estudar para a AD2 de Inglês. | |
OBSERVAÇÕES: | ||
5º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | ||
1. LITERARTE | ||
Professor: | Patrícia Nobre. | |
Conteúdo de sala: | ||
Tarefa de sala: | Avaliação Diagnóstica de Ciências (AD2). | |
Tarefa de casa (PS): | Estudar para a AD2 de Inglês. | |
2. MIND LAB | ||
Professor: | Patrícia Nobre. | |
Conteúdo de sala: | ||
Tarefa de sala: | Avaliação Diagnóstica de Ciências (AD2). | |
Tarefa de casa (PS): | Estudar para a AD2 de Inglês. | |
3. MATEMÁTICA | ||
Professor: | Jocélio Targino. | |
Conteúdo de sala: | Avaliação Diagnóstica (AD2) de Ciências. | |
Tarefa de sala: | Aplicação da Avaliação Diagnóstica (AD2) de Ciências. | |
Tarefa de casa (PS): | Estudar para AD2 Inglês. | |
4. MATEMÁTICA | ||
Professor: | Jocélio Targino. | |
Conteúdo de sala: | Aprofundamento para AD2 de Inglês. | |
Tarefa de sala: | Atividade de aprofundamento de inglês no caderno. | |
Tarefa de casa (PS): | Estudar para AD2 Inglês. | |
5. ROBÓTICA | ||
Professor: | Lívia Takaki. | |
Conteúdo de sala: | Alavancas e estruturas. | |
Tarefa de sala: | Fascículo do simulador de reflexos pp. 11 a 14. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
6. ROBÓTICA | ||
Professor: | Lívia Takaki. | |
Conteúdo de sala: | Alavancas e estruturas. | |
Tarefa de sala: | Fascículo do simulador de reflexos pp. 11 a 14. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
OBSERVAÇÕES: | ||
6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | ||
1. PORTUGUÊS | ||
Professor: | Marli Grando | |
Conteúdo de sala: | Leitura e Interpretação. | |
Tarefa de sala: | Encerramento do Livro 1. Continuação. | |
Tarefa de casa (PS): | Estudar para AD2. | |
2. PORTUGUÊS | ||
Professor: | Marli Grando | |
Conteúdo de sala: | Produção Textual. | |
Tarefa de sala: | Propaganda. | |
Tarefa de casa (PS): | Estudar para AD2. | |
3. ARTES | ||
Professor: | Javier Medrano | AUSENTE |
Conteúdo de sala: | ||
Tarefa de sala: | ||
Tarefa de casa (PS): | ||
4. PORTUGUÊS | ||
Professor: | Marli Grando | |
Conteúdo de sala: | Aspectos Gramaticais. | |
Tarefa de sala: | Revisão da AD2. | |
Tarefa de casa (PS): | Estudar para AD2. | |
5. CIÊNCIAS | ||
Professor: | Mara Batista | |
Conteúdo de sala: | Correção AD2. | |
Tarefa de sala: | Correção AD2. | |
Tarefa de casa (PS): | Estudar para AD2. | |
OBSERVAÇÕES: | O professor ausente foi substituído pelo professor Rafael Duarte que aplicou uma dinâmica sobre o controle das emoções. | |
7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | ||
1. ROBÓTICA | ||
Professor: | Lívia Takaki | |
Conteúdo de sala: | Comutação: Condição inserida em outra condição. | |
Tarefa de sala: | Fascículo mecanismo elevatório pp. 3 a 6. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
2. ROBÓTICA | ||
Professor: | Lívia Takaki | |
Conteúdo de sala: | Comutação: Condição inserida em outra condição. | |
Tarefa de sala: | Fascículo do mecanismo elevatório pp. 3 a 6 | |
Tarefa de casa (PS): | ||
3. PORTUGUÊS | ||
Professor: | Marli Grando | |
Conteúdo de sala: | Leitura e Interpretação. | |
Tarefa de sala: | Encerramento do Livro 1. Continuação. | |
Tarefa de casa (PS): | Estudar para AD2. | |
4. LITERARTE | ||
Professor: | Vera Duarte | |
Conteúdo de sala: | Apresentação da obra literária: "A Metamorfose", de Franz Kafka, ficha 5. | |
Tarefa de sala: | Estudo do vocabulário e interpretação de texto, pp. 2 e 3. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 3 q. 10. | |
5. PORTUGUÊS | ||
Professor: | Marli Grando | |
Conteúdo de sala: | Produção Textual. | |
Tarefa de sala: | Aula Expositiva. Livro p. 135. | |
Tarefa de casa (PS): | Estudar para AD2. | |
OBSERVAÇÕES: | ||
8º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | ||
1. HISTÓRIA | ||
Professor: | Pedro Aníbal | |
Conteúdo de sala: | Correção comentada da AD2. | |
Tarefa de sala: | Correção comentada da AD2. | |
Tarefa de casa (PS): | Estudar para AD2. | |
2. ARTES | ||
Professor: | Javier Medrano | AUSENTE |
Conteúdo de sala: | ||
Tarefa de sala: | ||
Tarefa de casa (PS): | ||
3. CIÊNCIAS | ||
Professor: | Mara Batista | |
Conteúdo de sala: | Correção AD2. | |
Tarefa de sala: | Correção AD2. | |
Tarefa de casa (PS): | Estudar para AD2. | |
4. CIÊNCIAS | ||
Professor: | Mara Batista | |
Conteúdo de sala: | Correção comentada da AD2. | |
Tarefa de sala: | Correção comentada da AD2. | |
Tarefa de casa (PS): | Estudar para AD2. | |
5. HISTÓRIA | ||
Professor: | Pedro Aníbal. | |
Conteúdo de sala: | Brasil Império. | |
Tarefa de sala: | Correção comentada da AD2. | |
Tarefa de casa (PS): | Estudar para AD2. | |
OBSERVAÇÕES: | O professor ausente foi substituído pelo professor Rafael Duarte que trabalhou com os alunos a revisão de Matemática para AD2. | |
9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | ||
1. ARTES | ||
Professor: | Javier Medrano | AUSENTE |
Conteúdo de sala: | ||
Tarefa de sala: | Vídeo. | |
Tarefa de casa (PS): | Estudar para AD2. | |
2. HISTÓRIA | ||
Professor: | Pedro Anibal | |
Conteúdo de sala: | Correção da AD2. | |
Tarefa de sala: | ||
Tarefa de casa (PS): | Estudar para AD2. | |
3. HISTÓRIA | ||
Professor: | Pedro Aníbal | |
Conteúdo de sala: | Correção da AD2. | |
Tarefa de sala: | ||
Tarefa de casa (PS): | Estudar para AD2. | |
4. ARTES | ||
Professor: | Javier Medrano | AUSENTE |
Conteúdo de sala: | ||
Tarefa de sala: | Vídeo. | |
Tarefa de casa (PS): | Estudar para AD2. | |
5. BIOLOGIA | ||
Professor: | Raul Castilho | |
Conteúdo de sala: | Resolução exercícios de revisão. | |
Tarefa de sala: | ||
Tarefa de casa (PS): | Estudar para AD2. | |
6. QUÍMICA | ||
Professor: | Mara Batista | |
Conteúdo de sala: | Revisão para AD2. | |
Tarefa de sala: | ||
Tarefa de casa (PS): | Estudar para AD2. | |
OBSERVAÇÕES: | Professor Pedro Aníbal substituiu o professor Javier na 4ª aula | |
1º ANO - ENSINO MÉDIO | ||
1. LITERATURA | ||
Professor: | Vera Duarte | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 8 - Arcadismo: A reverência ao bucolismo (século XVIII). | |
Tarefa de sala: | Explicações e anotações sobre a origem do nome, marco inicial e panorama histórico mundial e brasileiro, pp. 32 e 33.. | |
Tarefa de casa (PS): | Estudar para AD2. | |
2. LITERATURA | ||
Professor: | Vera Duarte | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 8 - Arcadismo: A reverência ao bucolismo (século XVIII). | |
Tarefa de sala: | Explicações e anotações sobre as características, ideais latinos e principais representantes, pp. 33 e 34. | |
Tarefa de casa (PS): | Estudar para AD2. | |
3. MATEMÁTICA | ||
Professor: | Paulo Oliveira | |
Conteúdo de sala: | Comentários da AD2. | |
Tarefa de sala: | ||
Tarefa de casa (PS): | Estudar para AD2. | |
4. BIOLOGIA | ||
Professor: | Raul Castilho | |
Conteúdo de sala: | Resolução exercícios de revisão. | |
Tarefa de sala: | ||
Tarefa de casa (PS): | Estudar para AD2. | |
5. LITERARTE | ||
Professor: | Vera Duarte | |
Conteúdo de sala: | Troca de livros e aplicação da avaliação oral: Projeto "Li e recomendo". | |
Tarefa de sala: | Apresentação da melhor obra literária lida na etapa. | |
Tarefa de casa (PS): | Estudar para AD2. | |
6. BIOLOGIA | ||
Professor: | Raul Castilho | |
Conteúdo de sala: | Resolução exercícios de revisão. | |
Tarefa de sala: | ||
Tarefa de casa (PS): | Estudar para AD2. | |
OBSERVAÇÕES: | ||
2º ANO - ENSINO MÉDIO | ||
1. MATEMÁTICA | ||
Professor: | Paulo Oliveira | |
Conteúdo de sala: | Comentários da AD2. | |
Tarefa de sala: | ||
Tarefa de casa (PS): | Estudar para AD2. | |
2. MATEMÁTICA | ||
Professor: | Paulo Oliveira | |
Conteúdo de sala: | Comentários da AD2. | |
Tarefa de sala: | ||
Tarefa de casa (PS): | Estudar para AD2. | |
3. LITERATURA | ||
Professor: | Vera Duarte | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 17 - Modernismo, 1ª fase (Século XX). | |
Tarefa de sala: | Trabalho em equipe resolução da síntese do capítulo e das questões do Enem, pp. de 31 a 43. | |
Tarefa de casa (PS): | Estudar para AD2. | |
4. QUÍMICA | ||
Professor: | Rufino Bezerra | |
Conteúdo de sala: | Revisão AD2. | |
Tarefa de sala: | ||
Tarefa de casa (PS): | Estudar para AD2. | |
5. QUÍMICA | ||
Professor: | Rufino Bezerra | |
Conteúdo de sala: | Revisão AD2. | |
Tarefa de sala: | ||
Tarefa de casa (PS): | Estudar para AD2. | |
6. LITERATURA | ||
Professor: | Vera Duarte | |
Conteúdo de sala: | Troca de livros e aplicação da avaliação oral: Projeto "Li e recomendo". | |
Tarefa de sala: | Apresentação da melhor obra lida na 2ª etapa. | |
Tarefa de casa (PS): | Estudar para AD2. | |
OBSERVAÇÕES: | ||
3º ANO - ENSINO MÉDIO | ||
1. HISTÓRIA 1 | ||
Professor: | José Marcos | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 3: O mundo moderno. | |
Tarefa de sala: | Pp. 40 a 64. | |
Tarefa de casa (PS): | Atividade no caderno. | |
2. HISTÓRIA 1 | ||
Professor: | José Marcos | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 3: O mundo moderno. | |
Tarefa de sala: | Pp. 40 a 64. | |
Tarefa de casa (PS): | Atividade no caderno. | |
3. HISTÓRIA 2 | ||
Professor: | José Marcos | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 3: O mundo moderno. | |
Tarefa de sala: | Pp. 40 a 64. | |
Tarefa de casa (PS): | Atividade no caderno. | |
4. MATEMÁTICA 2 | ||
Professor: | Laertti Rios | |
Conteúdo de sala: | Capitulo 12: Retas paralelas e perpendiculares. | |
Tarefa de sala: | P. 251 q. 14. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 251 q. 17, 18 (A, B, C). | |
5. MATEMÁTICA 2 | ||
Professor: | Laertti Rios | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 12: Distância de um ponto a reta. | |
Tarefa de sala: | P. 251 q. 15, 16. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 251 q. 19, 21 (A, B), q. 22. | |
6. QUÍMICA 2 | ||
Professor: | Rufino Bezerra | |
Conteúdo de sala: | Módulo 10 - Capítulo 26: Reações orgânicas. | |
Tarefa de sala: | Pp. 123, 124, 125. | |
Tarefa de casa (PS): | Pp. 129, 130, q. A9 (A, B), q. A11 (A, B). | |
OBSERVAÇÕES: | ||
Nenhum comentário:
Postar um comentário